O rapper moçambicano Luís Alves Momad, conhecido por 16 Cenas, alcançou mais uma conquista notável, desta vez fora dos palcos.
Reconhecido pelo seu impacto no hip-hop moçambicano, agora ostenta o título de primeiro moçambicano e único africano a completar uma academia militar na Califórnia, Estados Unidos.
Além de se destacar como um dos poucos cujo país não tem o inglês como língua oficial, 16 Cenas recebeu um Certificado de Honra e um Diploma com selo dourado, marcando um momento histórico para Moçambique.
Com uma trajectória de resiliência que começou aos 14 anos, com a influência de sua mãe, que era inspectora da PRM.
Antes desta conquista, alcançou, em 2017, a Boina Azul Ferrete e o Certificado de Fuzileiro Naval Moçambicano, após se juntar à tropa em Cabo Delgado.
Como rapper, iniciou a sua carreira no grupo “Império Subterrâneo” e mais tarde juntou-se ao “ONS”, onde solidificou o seu nome na música com freestyles e batalhas de rua.
Em 2015, lançou a mixtape “Bater para Doer”, e em 2021 lançou o “Pseudo Metamorphosis EP”, uma obra de originais que destacou a sua evolução musical. Já em 2023, apresentou o seu primeiro álbum, “Luis XVI”.