O Absa Bank Moçambique juntou-se ao INICC – Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, num importante passo para a cultura e criatividade nacional, na realização da primeira Gala de Premiação PREICC
A cerimónia de celebração ocorreu no passado dia 30 de Março, após a conferência de imprensa e assinatura do memorando de entendimento no dia 16 de Março. Este foi um marco histórico, a concretização, pela primeira vez, do Prémio das Indústrias Culturais e Criativas de Moçambique (PREICC) celebrando, da melhor forma, a cultura e a arte nacional numa Gala que juntou várias personalidades do sector.
Esta Gala foi a oportunidade de reconhecer, galardoar e consagrar os artistas que mais se destacaram em diferentes áreas. Na categoria de Artes Plásticas o vencedor foi Manuel Fernandes Bata, em Dança, a DANS’ARTS, em Design, Mélio Tinga, Literatura, a Editora Fundza, em Moda, o estilista Nivaldo Thierry, em Audiovisual e Cinema, a Mahla Filmes, na área da Música, Jimmy Dludlu e em Teatro, Calene e Lúcio. Por seu turno, o Prémio Carreira foi entregue a Paulina Chiziane e o Prémio Revelação foi para a Banda Marrove.
Para além da selecção e premiação dos 10 artistas vencedores, o evento contou com vários momentos de espectáculo multidisciplinar e um espaço onde acolheu a exibição de produtos culturais e criativos, onde estiveram expostas também obras de artistas que já passaram pelas montras do Centro Premier do Absa.
Para o banco, a Cultura e a Arte Moçambicanas são desde sempre pilares cruciais para o desenvolvimento social e é por isso que o Absa Bank Moçambique tem, não só apoiado várias iniciativas culturais como também tem usado o seu Balcão Premier para tornar a cultura mais próxima dos Moçambicanos.
Nas palavras de Helena Paulo, membro do Conselho de Administração do Absa Bank Moçambique, ‘’As Indústrias Culturais e Criativas de Moçambique têm um papel fundamental na promoção do nosso património, diversidade e identidade únicos. Através das artes, da música, do cinema, do teatro e de tantas outras formas de expressão, somos capazes de contar as nossas histórias, inspirar gerações e contribuir para o desenvolvimento social e económico do País.’’
Enquanto parceiro honorífico deste projecto, apoiando e incentivando a inovação e a criatividade em Moçambique, a instituição bancária acredita que investir no talento e nas ideias dos nossos artistas é sinónimo de promover um futuro com alicerces consistentes e com um posicionamento no cenário global.