Cantora e compositora moçambicana Assa Matusse vai apresentar o seu álbum intitulado “Mutchangana” em concerto musical no dia 1 de março de 2024, pelas 20h, no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo.
Originária do bairro de Mavalane, em Maputo, Assa Matusse, carinhosamente conhecida como “menina do bairro”, sempre teve a música como sua paixão e refúgio. Inspirada pelo apoio de seu falecido pai, um músico dedicado, Matusse embarcou em uma jornada de autodescoberta através da música, onde busca não apenas se tornar uma artista excepcional, mas também contribuir para o bem-estar social por meio de suas melodias envolventes.
A jornada de Matusse até este momento culminante em sua carreira foi marcada por desafios e triunfos. Com sua paixão pela música, participou de programa de talentos como: “Tribo Júnior” , “Super Tardes Vodacom”, “Fest Coros” e em 2013 foi a vencedora do Prêmio Revelação Feminina Ngoma Moçambique.
Seu álbum de estreia, “+Eu“, gravado durante um intercâmbio na Noruega em 2016, foi o primeiro passo em direção à realização de seu sonho de compartilhar sua música com o mundo. Assa reside actualmente em Paris, onde escolheu trilhar em busca de novas oportunidades musicais e sob a perspectiva de elevar o número do seu público, Matusse sempre cantou em três línguas com a intenção de permitir que todos compreendam a mensagem das suas músicas. Agora, com “Mutchangana“, Assa reafirma seu compromisso com suas raízes moçambicanas, onde mistura a energia contagiante da marrabenta com nuances de jazz, enquanto canta em: Português, Inglês, Francês e Changana.
O álbum Mutchangana que fala das vivências pessoais e da jornada emocional de Matusse, foi lançado há sensiveis 11 meses, no entanto, a artista viu na necessidade de vir a Moçambique para fazer o show e apresentá-lo.
À medida que se prepara para uma nova fase em sua carreira, com planos de reduzir o número de concertos, a artista afirma que sua apresentação no Centro Cultural Moçambique-China será um tributo emocionante ao seu talento excepcional, onde além do matchangana a artista também vai cantar as músicas do seu primeiro álbum. O evento conta com a participação dos músicos António Marcos, Deltino Guerreiro e a Companhia Nacional de Canto e Dança.