Fotógrafos moçambicanos e defensores do clima, Anésio Manhiça e Bruno Gomes, vão lançar uma exposição fotográfica no dia 28 de Fevereiro, pelas 19h, em Maputo. Intitulada “Simbiose”, esta exposição coletiva, que terá lugar na Galeria 16 Netos, visa destacar de forma impactante a problemática da poluição por plástico e vidro.
Para Anésio Manhiça “Simbiose” é uma coleção de 14 imagens capturadas em toda a província e cidade de Maputo, que não apenas retratam a realidade da poluição, mas também oferecem uma perspectiva criativa sobre os impactos ambientais das indústrias poluentes
Além de ser uma expressão artística, a exposição busca desafiar práticas de “greenwashing” e inspirar a inovação social entre os cidadãos, com o objetivo de reduzir e mitigar os efeitos prejudiciais das atividades das multinacionais. Manhiça destacou ainda a importância de iniciar um diálogo sobre a sustentabilidade das empresas, promover a educação ambiental e abordar a questão da perda de biodiversidade, bem como a eficácia das políticas governamentais para enfrentar a poluição.
Por sua vez, Bruno Gomes descreveu a exposição como uma reflexão visual e crítica sobre a crescente tensão entre a beleza natural e a poluição ambiental. Ele apontou para campanhas publicitárias enganosas, relatórios de sustentabilidade vagos e a promoção de produtos “verdes” que muitas vezes não correspondem às suas alegações ecológicas.
“Esta exposição nos convida a questionar as narrativas corporativas e a responsabilizar as empresas por danos ambientais tanto em Moçambique quanto globalmente”, acrescentou Gomes. A cerimônia vai reunir artistas, ativistas e tomadores de decisão política, não apenas para sensibilizar, mas também inspirar a todos a repensar nas suas escolhas e promover mudanças significativas em prol de um ambiente mais saudável e sustentável.