Os artistas nacionais Stewart Sukuma e Iveth, assim como a atleta Alcinda Panguana, foram distinguidos na última sexta feira, 8 de Março de 2024, como campeões dos direitos humanos. A distinção foi feita no âmbito da comemoração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos prestigiou-os como os representantes e embaixadores.
No evento os artistas falaram das suas profissões e do quão o surgimento da declaração veio a melhorar vários factores na sociedade moçambicana. Alcinda Panguana, que foi eleita Atleta do Ano 2021, na Gala Nacional do Desporto, chegou aos oitavos de final nos Jogos Olímpicos de Tóquio sendo a primeira pugilista da África Austral a combater numa final de um Campeonato do Mundo de Boxe.
Stewart considerado o mais internacional e um dos mais dinâmicos músicos da actualidade moçambicana e um símbolo da cultura de Moçambique, comprometido com divulgação da música do seu país no mundo, convidado para importantes tournées em África, Europa, Ásia, Estados Unidos, América Latina e Caraíbas. A Iveth que começou sua carreira oficialmente em 2001 com os The Beat Crew e seguiu carreira a solo em 2005, ganhando a aclamação para seu single de estreia “Erga-te e Seja Feliz”, a ativista e promotora dos direitos humanos também foi uma das artistas de destaque.
Para o escritório do alto comissariado os artistas são os campeões da iniciativa Direitos Humanos 75, pela promoção dos direitos humanos através das suas áreas de atuação.