Há cerca de duas décadas, os cantores moçambicanos eram acusados de consumirem e criarem músicas com ritmos internacionais que de forma alguma representavam as culturas do país. Os artistas em resposta às críticas dos consumidores e artistas com mais anos de experiência, decidiram criar um estilo musical que trouxesse a identidade cultural de Moçambique de volta e assim surgiu o Pandza.
Dj Ardilles foi quem produziu pela primeira vez uma música de estilo musical Pandza e o Ziqo o primeiro cantor do estilo, pelo que os dois artistas são considerados os progenitores do Pandza. A música “Magostosa” do Ziqo foi o tema quente que transformou a cena musical moçambicana.
A música Pandza é uma mistura de Ragga e hip-hop cruzadas com Marrabenta, uma música de origem urbana que deriva da palavra portuguesa “rebentar” ou “arrebentar.’ Portanto música para dançar tal como a pandza.
Apesar dos “progenitores” da pandza serem Ziqo e Dj Ardiles e de “Magostosa” ter sido o grande marcador musical, esta música de grande cunho social tem hoje na sua lista nomes como MC Roger, Mega Junior, Lizha James entre outros.