O Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a Associação Moçambicana de Teatro (AMOTE), inaugurou ontem (27.03.2024) o primeiro Festival Municipal de Monólogos, uma iniciativa que marca as comemorações do Dia Mundial do Teatro.

Realizado no Centro Cultural Municipal Ntsindya a partir das 16h00, o festival representa o compromisso contínuo do município em apoiar e promover as artes e a cultura na cidade.

Em colaboração com a AMOTE e outras entidades culturais locais, o evento apresentou uma variedade de monólogos, para refletir diferentes temas e estilos teatrais, com grande destaque a diversidade e riqueza do teatro em Maputo.

Além de celebrar a expressão artística, o festival também teve uma componente competitiva, com prémios monetários para os melhores desempenhos: 30 mil meticais para o primeiro lugar, 15 mil para o segundo e 7 mil e quinhentos para o terceiro.

Para além das performances teatrais, o programa incluiu uma conversa entre os fazedores de teatro e uma exposição de objetos cénicos no Centro Cultural Sabura, agendada para o sábado (30) a partir das 10h00.

Estas iniciativas comemoraram o Dia Mundial do Teatro, mas também reforçaram o compromisso do município em dinamizar as artes e a cultura na comunidade, proporcionando um espaço de celebração e reflexão sobre a importância do teatro na sociedade contemporânea.