A exposição “50 Passos para a Liberdade: Portugal, da Ditadura ao 25 de Abril”, em exibição no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, mergulha nos últimos 50 anos da história portuguesa e destaca os momentos cruciais que levaram à Revolução dos Cravos em 1974.
Promovida pela Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, a mostra é uma jornada visual dividida em quatro núcleos, que narram desde a agonia do regime ditatorial até aos primeiros dias de liberdade após a revolução. Patentes na exposição estão 50 acontecimentos significativos, que cobrem o período entre a tomada de posse de Marcelo Caetano em 1968 até à publicação da Lei 7/74, em 1974, que reconhece o direito à autodeterminação dos povos coloniais.
Os organizadores enfatizam a importância de recordar e divulgar essa história, especialmente entre os mais jovens, com vista a preservar a memória e fomentar reflexões sobre o passado e o futuro. A exposição, além de estar aberta ao público de segunda a sábado, até 1 de junho de 2024, destaca-se por sua iniciativa de disponibilizar os conteúdos e orientações gráficas gratuitamente a autarquias, estabelecimentos de ensino e organismos públicos em todo o país.
Com versões em português, inglês, francês e espanhol, a exposição tem o apoio do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua (Camões – IP), que irá difundir esses recursos internacionalmente. Além disso, a exposição circulará pelo país como parte das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e estará presente nos vários Centros de Divulgação durante o Dia da Defesa Nacional.