INFORMAÇÃO

Carlos Chongo

Carlos Chongo veio ao mundo em 25 de abril de 1957, na província de Gaza, precisamente no distrito de Chibuto, na localidade de Koka-Misava. Batizado tradicionalmente como Muchumayele, que na língua Tsonga significa “pregador”, Carlos era filho de Wester Hlongo e Media Dlamine. Desde os tempos de menino, Carlos cuidava do gado, uma ocupação comum entre os garotos da região, e durante esses momentos, criava canções para espantar as agruras da vida.

Para dar som às suas composições, Carlos improvisou uma guitarra usando uma lata de azeite de oliva, conhecida como xigogogwana, e cabos de travões de bicicleta. Em 1971, deixou para trás Chibuto e sua guitarra improvisada e partiu para Maputo, então Lourenço Marques, onde começou a trabalhar como empregado doméstico na casa de um português. Construindo outra guitarra de lata, Carlos logo abandonou o emprego para se dedicar exclusivamente à música, utilizando-a como meio de subsistência, tocando em festas e eventos locais.

Por volta de 1974, Carlos finalmente adquiriu uma guitarra elétrica e conseguiu emprego como serralheiro e mecânico de antenas na Rádio Moçambique, mais especificamente no Centro Emissor da estação na cidade da Matola. Foi nesse momento que ele registrou sua primeira música, “Timpondo”, em fita magnética.

Formando uma parceria com Zaida Hlongo, que mais tarde se tornaria sua esposa, Carlos Chongo e Zaida Chongo se destacaram como um dos pares mais famosos e queridos da música moçambicana contemporânea.

Carlos Chongo faleceu em 2 de junho de 2005, no Hospital Central de Maputo, deixando um legado duradouro na música moçambicana.

Data de nascimento : 25/04/1957 (06/02/2005 anos)
Nascido em : Gaza
Ocupação(s) : Guitarra Clássica,Guitarra Elétrica,Vocalista.

FOTO DO ARTISTA

ALBUNS

LETRAS