A Temporada de Música Clássica Xiquitsi-2024 está prestes a começar, com três concertos marcados para os dias 2, 3 e 4 de Maio. O Concerto de Gala ocorrerá no Conselho Municipal de Maputo às 19h do dia 2 de Maio. No dia seguinte, às 19h, será a Noite Clássica no Centro Cultural Moçambique-China (CCMC). O último concerto será em 4 de Maio, às 11h, também no CCMC, com o evento interactivo “Concerto para país e filhos”, apresentado pela Orquestra e Coro Xiquitsi.
A ênfase desta primeira série será na voz, com um repertório variado desde o período barroco até o século XX, interpretado por solistas sul-africanos e moçambicanos, juntamente com alunos do projecto Xiquitsi. Diversos idiomas, como português, inglês, francês, alemão e changana, serão ouvidos pelo público nos dias 3 e 4 de Maio no CCMC.
A segunda série contará com a participação do Quarteto de Cordas de Matosinhos, que se apresentará pela primeira vez em Moçambique. Eles se juntarão à Orquestra Xiquitsi para interpretar obras de Mendelssohn, Vila-Lobos e Britten.
A terceira série incluirá um Concerto de Natal com repertório sacro, envolvendo os principais grupos do projeto Xiquitsi, além de alunos em formação no âmbito do Projecto Cantate. O “Concerto de Fim de Ano” encerrará a temporada com músicos moçambicanos como José Mucavele e Ubakka.
Após uma celebração dos 10 anos do Xiquitsi em 2023, o projecto continua a expandir seu alcance educacional, com o objectivo de levar o ensino da música para todo o país, através do projecto Cantate em províncias como Nampula, Cabo Delgado e Niassa. A sede actual do projecto no Teatro Scala, em Maputo, reconhece a necessidade de um espaço maior para atender à crescente demanda.