Dois profissionais moçambicanos do sector cultural e criativo, Elcídio Bila e Cliff Fahardine, estão a participar a partir desta segunda-feira do Festival de Fundraising em Riccione, Itália. A presença deles no evento, considerado o maior encontro internacional de angariação de fundos, é resultado da formação em Comunicação e Angariação de Fundos realizada em Maputo em agosto de 2023, como parte do projecto “Construindo com a Música”.
Elcídio Bila, jornalista e empreendedor, e Cliff Fahardine, técnico da Direção Provincial da Cultura e Turismo da Zambézia, foram seleccionados para o festival após se destacarem durante a formação. O evento reúne personalidades bem-sucedidas na área de angariação de fundos, proporciona uma oportunidade para os participantes aprimorarem suas estratégias e técnicas.
Para Elcídio Bila, participar do Festival de Fundraising é crucial à medida que serve de extensão da formação teórica. Ele espera absorver subsídios práticos sobre estratégias de angariação de fundos e criar laços com outros profissionais da área. “Espero aprender bastante e criar laços com outros profissionais desta área, colhendo o maior possível para implementar em Moçambique, país com muitas deficiências técnicas quando se fala de estratégias de angariação de fundos”, disse.
Cliff Fahardine, gestor cultural, acredita que será uma oportunidade para descobrir mecanismos que respondam aos desafios nacionais e globais em relação à angariação de fundos para projectos criativos. “A expectativa é melhorar o saber fazer como profissional do sector de cultura e dar um dinamismo aos eventos do sector, sem descurar a partilha de experiências e conhecimentos aos demais profissionais do sector em Moçambique”, aponta.
O Festival Internacional de Fundraising, realizado anualmente em Riccione, Itália, é um dos maiores eventos globais dedicados à angariação de fundos. Ele reúne profissionais do sector, gestores de ONGs, empreendedores sociais e especialistas em comunicação de todo o mundo para participar de palestras, workshops e painéis de discussão.
O festival aborda uma ampla gama de tópicos, desde técnicas tradicionais de captação de recursos até abordagens digitais e novas tecnologias, além de oferecer oportunidades de networking e desenvolvimento profissional. Os participantes têm a chance de aprender sobre inovações e tendências emergentes, trocar ideias e criar parcerias, visando aprimorar suas habilidades e estratégias de captação de recursos para suas organizações.