A 10ª edição da Feira do Livro de Maputo está marcada para os dias 24, 25 e 26 de outubro deste ano, sob o tema “Jornalismo e literatura: imaginários para (re)pensar o futuro”, o evento reunirá mais de 30 escritores e escritoras no Jardim Tunduru e nos Paços do Município.

Este ano, a feira presta homenagem ao legado intelectual de dois ícones moçambicanos: João Albasini, patrono do evento e pioneiro do jornalismo local no início do século XX, e Nelson Saúte, aclamado por suas contribuições multifacetadas para a literatura moçambicana.

João Albasini, nascido Nwandzengele em 1876, foi uma figura central na imprensa colonial, fundandor de jornais influentes como ‘O Africano’ e ‘O Brado Africano’, que desafiaram as normas da época ao serem dirigidos e escritos por locais.

Por outro lado, Nelson Saúte emergiu como um dos mais proeminentes escritores contemporâneos de Moçambique, cuja obra aborda profundamente a identidade e os desafios enfrentados pelo país. Sua carreira como jornalista, poeta, memorialista e editor reflete um compromisso integral com a cultura e a história moçambicana.

Além dos encontros literários, a feira também será um ponto de encontro para profissionais do setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com um Espaço de Negócios Criativos e cursos direcionados a editores, ilustradores e tradutores.