As estátuas humanas que se fazem presentes em várias artérias das avenidas da capital do país e não só, são na verdade dois jovens, Raimundo e Gerson ambos de 21 anos de idade, e conhecidos pelo nome artístico “Jovem Puro” que encontram na rua uma oportunidade de se auto-sustentarem.

Raimundo e Gerson iniciaram a sua prática artística em 2020 e não mais pararam, desde lá ganham a vida através da sua arte. Para os artistas a iniciativa parte da ideia de homenagear os artistas de rua e outros profissionais. “Nos para além de sermos uma estátua, estamos a homenagear várias personagens, se hoje estamos na via pública com uma enxada e catana fazemos para homenagear uma certa área de trabalho.” Disse Gerson.

A inclusão de artistas que actuam como estátuas humanas nas avenidas de Moçambique, para homenagear diversas personagens, tem um impacto significativo na cultura local. Esses artistas transformam os espaços públicos em locais de apreciação cultural, trazendo elementos históricos e culturais para o quotidiano. Ao representar figuras históricas e culturais, eles relembram contribuições importantes para a identidade nacional, homenageando heróis nacionais, figuras folclóricas, e acções que retratam a realidade nacional.

A arte de rua é acessível a um público amplo, democratiza a arte e promove interacção directa com o público, o que cria uma experiência artística mais eufórica. Além de gerar renda para os artistas e atrair turistas, essas performances destacam a importância de preservar o património cultural. Assim, os artistas pedem por financiamento para desenvolver e profissionalizar a sua arte.

As estátuas humanas também actuam como uma forma de educação informal, ensinam sobre a história e mitologia moçambicana, enquanto sensibilizam o público sobre questões sociais contemporâneas. Assim, essa prática contribui para a valorização cultural, acessibilidade à arte, educação informal e conscientização social, para o enriquecimento da herança cultural de Moçambique.

Acompanhe abaixo o processo da transformação dos artistas.