A poetisa moçambicana Sánia Iacuti lança esta quarta-feira (31.07.2024) o seu primeiro livro intitulado “Tocar o Ser” na Biblioteca Ponto de Encontro-Sagrada Família em Quelimane.

O livro conta com 51 páginas e apresenta trinta e oito poemas introspectivos que exploram temas como amor, dor, prazer e sonho.

A obra mergulha profundamente na experiência humana, examinando o processo de autodescoberta e o relacionamento entre o interior e o exterior do ser, numa inspiração da célebre frase de Robert Browning: o alcance de um homem vai além do que se pode agarrar.

O livro será apresentado por Pedro Napido, pesquisador e docente universitário, e contará também com uma animação de leitura promovida pelo Clube de Leitura de Quelimane, que co-organiza o evento.

“Tocar o Ser” é uma das obras seleccionadas na 3ª Chamada Literária da Editorial Fundza, uma plataforma dedicada a revelar novas vozes na literatura moçambicana.

Mais de 40 novos autores de todo o país foram publicados pela plataforma desde o início do projecto em 2022, destacando a crescente diversidade e riqueza literária de Moçambique.

Sánia Iacuti, nascida a 11 de junho de 1993, em Nampula (Eráti), é licenciada em Ensino de Química, com habilitações em Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica. Em 2020, foi mencionada no Prémio Internacional de Poesia Nósside, um reconhecimento significativo na sua trajectória literária.