Com a obra “Estórias trazidas pela ventania”, Adelino Albano Luís foi o vencedor da segunda edição do Prémio Literário Mia Couto, anunciado nesta quinta-feira.

Adelino Albano Luís lançou-se ao projecto logo depois de ter terminado o seu primeiro livro, “Cronicontos da cabeça de velho”.

Escrita em um ano, “Estórias trazidas pela ventania” chamou a atenção dos júris pela riqueza temática, versatilidade linguística e uma consistente construção dos contos.

Adelino não contava com o prémio e confessou que foi uma grande surpresa ter sido o vencedor do concurso.

“Não contava que ganharia o prémio. Quando a lista com os nomes dos escritores finalistas foi anunciada, concluí que não tinha qualquer chance. Esta notícia é, para mim, uma enorme surpresa.”

O escritor espera que este prémio contribua para a sua afirmação enquanto escritor e atraia mais leitores e curiosos para que saibam o que escrevo a ponto de vencer um prémio tão distinto quanto este.

O Prémio Literário Mia Couto é organizado pela Cornelder de Moçambique e pela Associação Kulemba. A iniciativa tem como objectivo estimular a produção literária de qualidade em Moçambique, distinguindo anualmente as melhores obras publicadas.