O músico moçambicano Stewart Sukuma, em colaboração com o músico austríaco Christian Wirth e a Orquestra Chameleon, prestará tributo hoje, 19.08, ao compositor austríaco Anton Bruckner em Sankt Florian (Áustria).
Joseph Anton Bruckner foi um compositor e organista austríaco mais conhecido pelas suas sinfonias e música sacra, que incluem missas, Te Deum e motetos.
O concerto proporcionará a interacção entre a música clássica e africana, com uma combinação de jazz e pop, criando um panorama sonoro diversificado e enriquecedor. Entre as convidadas para o tributo está Ana Girão, cantora portuguesa residente em Moçambique.
O espectáculo celebra a continuidade de uma parceria artística que começou em 2012, quando Sukuma e Wirth se apresentaram juntos em Moçambique e na Áustria, reflectindo também o desejo de Sukuma de aproximar culturas através da arte.
Para Stewart Sukuma, o intercâmbio é importante na medida em que expande o conhecimento cultural e a promoção da sua música.
“As colaborações são fundamentais para a expansão do conhecimento de outras culturas, bem como para a divulgação do nosso cancioneiro,” afirmou Sukuma.
Sukuma espera que o concerto seja não apenas um evento memorável, mas também uma experiência educativa para todos os envolvidos.
“Já estive várias vezes na Áustria e tem corrido tudo muito bem, com um público muito educado e pronto para ouvir o que apresentamos,” concluiu o artista.