Após um período de pausa, a catedral das artes cénicas moçambicanas, o Teatro Avenida, volta a abrir as suas cortinas com o espectáculo “O Casal Palavrakis – Os Leprosos”, este sábado, 24 de Agosto, às 18 horas.
“O Casal Palavrakis – Os Leprosos” é uma adaptação da obra da autora espanhola Angélica Liddell, encenada pelo actor e dramaturgo moçambicano Venâncio Calisto.
O drama retrata a turbulenta vida do casal Elsa e Matteo Palavrakis, que é marcada por traumas de infância e pela tragédia do assassinato da sua filha, numa narrativa fragmentada que avança e recua no tempo.
Com um elenco composto por Adelium Castelo e Lizha Fox, a peça faz uma demarcação do quotidiano das personagens, desafiando o público a reflectir sobre a condição humana e os dilemas universais presentes na obra.
A encenação de Venâncio Calisto traz uma releitura do texto original, incorporando uma abordagem experimental que busca conectar a realidade moçambicana com o drama contemporâneo.
A produção é uma realização do Movimento de Teatro da Experimentação dos Sentidos (TES), um colectivo artístico criado em 2020, durante a pandemia, que visa responder às questões urgentes do mundo.
Além da estreia no dia 24, está também prevista a apresentação da peça em cidades como Chimoio, Beira e Nampula em Setembro e em Cabo Verde em Novembro deste ano.