A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, deu início na quarta-feira (25), no Centro Cultural Moçambique-China, ao ciclo de cinema moçambicano, uma iniciativa que visa estimular a produção de obras audiovisuais e cinematográficas no país, desenvolvendo assim a sétima arte.
Durante o lançamento, a Ministra destacou que o ciclo inclui mais de dez mil películas, que retratam momentos significativos da história social, económica, política e diplomática de Moçambique.
As exibições ocorrerão até ao próximo domingo, a partir das 15 horas, no pequeno auditório, e fazem parte das celebrações dos 50 anos de independência de Moçambique, além de marcarem o primeiro aniversário do Centro Cultural Moçambique-China.
Situado no campus principal da Universidade Eduardo Mondlane, o espaço foi inaugurado a 28 de Setembro de 2023 e, desde então, tem-se tornado um ponto focal para a apresentação de várias produções culturais que promovem a arte e a cultura moçambicanas.
Na lista das exibições estão as obras Tempo dos Leopardos, O Vento Sopra do Norte, Samora Vive, O Último Voo do Flamingo, Ofensiva, Ecos e Resgate Suicida.
A iniciativa é lançada com o suporte do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, AMOCINE, Scala e NetKanema