O Ministério da Cultura e Turismo realizou a abertura da segunda edição do Concurso para Apoio e Financiamento à Actividade Audiovisual e Cinematográfica.

A iniciativa destina-se a desembolsar seis milhões e meio de meticais para apoiar novos talentos e primeiras obras, abrangendo produções de videoclipes, distribuição e exibição de obras audiovisuais e cinematográficas.

Durante o lançamento, a Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Meterula, destacou que o concurso reflecte os esforços do governo em desenvolver o sector audiovisual, sublinhando a importância estratégica das indústrias culturais e criativas.

A ministra incentivou cineastas e criadores a enfrentarem os desafios de maneira proactiva e a utilizarem o apoio governamental para desenvolver as suas iniciativas.

As inscrições decorrerão de 15 de Outubro a 02 de Dezembro de 2024, e para o presente ano, serão apoiadas as modalidades de Produção; Distribuição e Exibição.

Na produção, serão apoiados quatro projectos de ficção de curta-metragem, sendo cada um no valor de até 600.000,00 Mts (Seiscentos Mil Meticais); dois projectos de documentário, cada um no valor de até 650.000,00 Mts (Seiscentos e Cinquenta Mil Meticais); e quatro de produção de videoclipes, no valor de até Duzentos Mil Meticais.

Quanto à distribuição, somente dois projectos de distribuição de obras audiovisuais e cinematográficas serão apoiados, sendo cada um no valor de até 500.000,00 Mts (Quinhentos Mil Meticais).

Já na exibição, o apoio será para dois projectos de apetrechamento, reabilitação e adaptação de edifícios para exibição de obras audiovisuais e cinematográficas, sendo cada um no valor de até 500.000,00 Mts (Quinhentos Mil Meticais).

Os projectos deverão atender a critérios como qualidade artística, relevância e originalidade do tema, exequibilidade da produção, bem como promoção de obras de interesse cultural e a distribuição de produções nacionais.

A submissão dos projectos poderá ser feita através do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC, IP), nas suas delegações regionais e nas Direcções Provinciais da Cultura e Turismo.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *