O Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, será hoje, quinta-feira, às 16 horas, palco do lançamento do projecto musical “Sonhos entre muros”, uma iniciativa da ArtMud em colaboração com o produtor musical Aleixo Ibrahimo.

Trata-se de uma colectânea de cinco composições interpretadas por internas do Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Ndlavela, na Matola.

O projecto visa promover a reabilitação e reinserção social das reclusas através da arte, estimulando uma consciência saudável durante e após o cumprimento da pena.

As músicas abordam temas como louvor a Deus, amor, arrependimento e saudade, produzidas num estilo “reggae fusion” ao longo de seis meses.

O lançamento contará com actuações das cinco internas cantoras, além de três convidadas que já cumpriram as suas penas, e do grupo coral da Universidade Eduardo Mondlane. As vendas do CD no evento terão como destino angariar recursos para o Estabelecimento Penitenciário, possibilitando mais actividades artísticas para as internas.

A ArtMud, junto dos seus parceiros, o Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), Ibra Imagem e o Porto de Maputo, acreditam que a iniciativa não apenas revelará talentos ocultos, mas também contribuirá de maneira significativa para o processo de reintegração social das mulheres, oferecendo uma nova forma de expressão através da música.