A recente onda de protestos em Moçambique, desencadeada por alegações de fraudes eleitorais e marcada por conflitos violentos, tem gerado preocupações em todo o país.
Desde o dia 21 de Outubro, milhares de cidadãos têm saído às ruas, resultando em trágicos incidentes, incluindo mortes e o uso excessivo da força por parte da polícia.
Diante deste cenário de instabilidade, o cantor e activista social Stewart Sukuma pede ao povo calma e reflexão, com ênfase na importância da paz, afirmando: “A única coisa que me ocorre dizer neste momento é: PAZ!”.
Sukuma também destacou a necessidade de uma participação activa e não-partidária da sociedade civil neste momento crítico.
“Este momento não pode ser neutro. Os Direitos Humanos e a Constituição da República devem ser respeitados,” afirmou, expressando a sua preocupação com a aparente contradição de uma sociedade religiosa que, ao mesmo tempo, se deixa levar pelo ódio.
O artista concluiu a sua mensagem com destaque para a importância de uma boa governação e da alternância de poder como soluções para a crise. “O poder absoluto nunca foi bom em lugar nenhum,” disse Sukuma.
Confira abaixo a música de promoção da paz de Sukuma.