O banco apresenta um conceito inovador e eleva a cultura nacional no Passeio do Centro Premier do Absa Bank Moçambique 

O Absa Bank Moçambique inaugurou no passado dia 1 de Dezembro a exposição do artista moçambicano Pekiwa, tendo para o efeito promovido a 2ª edição do Pop-Up Arte onde transformou o Passeio do Centro Premier, no centro da cidade de Maputo, num palco cultural.  

Num ambiente descontraído, os presentes receberam a exposição ‘Recriação’ de um dos nomes de referência da contemporaneidade moçambicana. Com uma vasta carreira, o trabalho do artista tem como fonte de inspiração as canoas da Ilha de Moçambique, um lugar que considera ser de inspiração e uma fonte inesgotável de histórias da vida e do mundo, talhadas do tronco de cajueiros e de mangueiras, e velhas portas, janelas e outros utensílios domésticos tradicionais que transforma em obras de arte. Graças ao seu talento, as mesmas ganham uma nova vida em forma de esculturas. ​ 

Tânia Oliveira, Directora de Marketing e Relações Corporativas, afirmou que ‘’Colocamos a cultura nacional em primeiro plano e o nosso espaço Premier é um local privilegiado para receber o que de melhor é feito pelos nossos artistas. Estamos muito satisfeitos por ajudar a impulsionar a arte moçambicana e demonstrar que a Africanicidade pode ser representada de várias formas’’ 

Com este conceito inovador e impactante para os  artistas e cultura moçambicana no geral,  o Absa Bank Moçambique tem como objectivo principal levar a arte ao acesso de todos.  

Mais sobre o artista 

Pekiwa ou Nelson Augusto Carlos Ferreira, natural de Maputo, nascido a 30 de Janeiro de 1977, esculpe desde a infância. Ainda muito jovem, Pekiwa participou em diversos workshops nacionais e internacionais e começou a expor os seus trabalhos em 1997.  

O seu trabalho vai além fronteiras e está presente em colecções particulares e instituições públicas e privadas em Moçambique, Portugal, África do Sul, Botswana, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Senegal, Espanha, Países Baixos, EUA, Inglaterra, Japão, Itália e Austrália entre outros.