Bartolomeu Daúde Júnior é nome do adolescente moçambicano, nascido em Lichinga, capital da província de Niassa, que sonha em ser um grande desenhador, ao nível de Leonardo da Vinci.
Com apenas 12 anos de idade, Júnior tem impressionantes habilidades de desenho, inspirado pelo renascentista Leonardo da Vinci, tanto que, para fazer valer a vénia, pintou uma versão da Mona Lisa, uma das obras mais famosas e valiosas do mundo.
O interesse pelo desenho vem desde os seus dois anos de idade, altura em que usava esta arte para comunicar-se.
Em entrevista ao site DW, revelou que sonha em formar-se nas artes visuais em Portugal ou Espanha para o desenvolvimento das suas habilidades. “O curso que eu faria seria de artes visuais. Pode ser com argila, pode ser com papel e caneta, lápis ou tintas também; pode ser nas telas, em qualquer lugar eu posso desenhar”, partilhou o artista.
Futuramente, Bartolomeu sonha em abrir uma instituição de ensino para poder partilhar com os outros que também têm amor pela arte. “O meu maior sonho é criar uma escola de artes para poder ensinar a outras crianças a desenhar.” Além disso, Júnior pensa em fazer um caderno de desenhos para colorir, dependendo da idade das outras crianças.
No desenvolvimento das suas habilidades artísticas, sempre contou com o suporte dos seus progenitores.