INFORMAÇÃO

António Marcos

António Marcos, nascido como António Lodingue Matusse em Xiconela, Gaza, em 10 de junho de 1950, é um renomado músico moçambicano conhecido por suas contribuições no gênero musical marrabenta, originário do sul do país.

Sua carreira musical teve início com a gravação de seu primeiro disco em 1970, e desde então ele tem sido um membro ativo de diversos grupos musicais, sempre cantando em sua língua materna, o xangana. Nos últimos anos, António Marcos viu um avanço significativo em sua carreira, especialmente após sua participação no Projecto Mabulu, um grupo musical formado em 1999 que reuniu músicos de diferentes gerações e estilos, indo da marrabenta ao rap.

Aos 13 anos, em 1963, mudou-se para a capital, Maputo, com ajuda do Padre Fermino Fernando, buscando oportunidades educacionais e começando a trabalhar como empregado doméstico. Durante esse tempo, tocava no jardim Dona Berta com amigos e teve sua primeira experiência com uma guitarra elétrica no pavilhão do clube desportivo da Malhangalene.

Em 1970, teve sua primeira apresentação na praça de Touros, onde impressionou o público e recebeu seu primeiro pagamento como músico. Fundou um grupo musical e começou a tocar regularmente na Praça de Touros, consolidando sua carreira. Pela apresentação, o artista ganhou cerca de 500 escudos, que foram o seu primeiro retorno financeiro como músico.

Após ser rejeitado pela Rádio Clube de Moçambique, gravou sua primeira música na “Publicidades Golo” a convite de António Alves de Fonseca. Participou do projeto Mabule por 6 anos, mas eventualmente decidiu seguir carreira solo devido à sua habilidade de compor, tocar e dançar.

Foi dessa experiência que surgiu o grande sucesso “Maengane”, que acabou por marcar tanto o músico que se tornou seu nome artístico.

Data de nascimento : 10/06/1950 (74 anos)
Nascido em : Gaza
Ocupação(s) : Guitarrista
Genêros : Marrabenta

FOTO DO ARTISTA

ALBUNS

LETRAS