Ontem, 25 de junho, Moçambique celebrou o Dia da Independência, uma data de grande significado histórico para o país. Em 1975, após uma longa e árdua luta pela liberdade liderada pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Moçambique conseguiu se libertar do domínio colonial português. Desde então, a data é comemorada anualmente com várias festividades em todo o país.

Este ano, como os outros, as festividades foram marcadas por um grande show organizado pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo na Praça da Independência. O Festival Municipal da Independência atraiu pessoas de todas as idades que afluíram em massa à praça. Crianças divertiam-se no pula-pula, enquanto jovens e adultos exploravam as feiras de produtos de artesanato e de artes.

Tudo ocorreu ao ritmo de um animado espectáculo da independência, que contou com a presença de diversos artistas renomados como Wazimbo, KKK Angel, Filipe Nhassavele, Bomba Music Recordz, Safira José e Helena Nhantumbo, Jay Arghh, Bander, entre outros.

Além do entretenimento, o festival também ofereceu serviços públicos essenciais. Houve a emissão de passaportes e Bilhetes de Identidade (B.I.), bem como a possibilidade de pagar tributos autárquicos.

A celebração do Dia da Independência na Praça da Independência em Maputo foi um evento de grande importância, reflectiu o espírito de liberdade e unidade do povo moçambicano.