Os concertos integrados na campanha “A Paz é Nossa Cultura” estão agendados para as cidades de Nampula e Beira, marcam uma iniciativa para promover a paz através da arte e da música. O primeiro concerto acontecerá no dia 26 de Abril na Piscina do Clube Ferroviário de Nampula, enquanto o segundo está previsto para o dia 28 de Abril no pavilhão do Clube Ferroviário da Beira.

Com acesso gratuito, os concertos apresentarão uma selecção de artistas renomados, como Stewart Sukuma, Radjha Ally, Ana Girão, Dama Ija, Massukos, Wazimbo, Yolanda Kakana e Twenty Fingers, além de introduzir novas vozes, como a Lukie.

A proposta dos espectáculos é usar a arte como uma ferramenta para enfatizar a importância da paz na construção de uma sociedade mais justa. Os shows visam lembrar ao público que a preservação da paz requer um esforço contínuo e colectivo.

A participação activa do público é incentivada, sendo sugerido o uso de vestimenta branca para reforçar a mensagem de paz transmitida pelo evento.

A campanha “A Paz é Nossa Cultura” foi lançada em 2023 com o objectivo de utilizar a arte e a música como catalisadores para promover um debate mais amplo na sociedade moçambicana. Ela busca promover o acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional, assinado pelo Presidente Filipe Nyusi e Ossufo Momade, líder da RENAMO, em 2019.

O trabalho artístico e musical da campanha foi coordenado e dirigido por Stewart Sukuma, embaixador do movimento, e conta com a participação de vários cantores e instrumentistas renomados de diferentes regiões do país, que reflectem a diversidade nacional em termos de ritmos, instrumentos e culturas. A música produzida para a campanha incorpora línguas nacionais, unidas por um refrão em língua portuguesa.