A Associação para o Desenvolvimento Cultural – Kulungwana e a Mozal anunciaram os nomeados para a 4ª Edição dos Prémios Mozal Artes e Cultura, cuja gala de premiação terá lugar em Novembro, na cidade de Maputo.
Trata-se de uma iniciativa criada em 2018, que se tem consolidado como uma plataforma de reconhecimento e incentivo aos artistas para a continuidade das suas carreiras.
Este ano, 16 concorrentes foram seleccionados para concorrer a um prémio monetário de 120 mil meticais, nas categorias de Artes Visuais, Cinema e Audiovisuais, Fotografia, Dança, Música, e Design de Moda e Vestuário.
Os nomeados deste ano incluem:
- Artes Visuais: Carina Ubisse Capitine, Maria Chale, Pedro Halar Júnior
- Fotografia: Hamir da Silva, Lillian Benny, Mário Macilau
- Cinema e Audiovisuais: Elvis Jucundo, Jared Nota
- Dança: Alia Raúl Sumail, Osvaldo Passirivo, Sumalgy Nuro
- Design de Moda e Vestuário: Alberto Correia Adelino, Matilde Manecas
- Música: Assa Matusse, Otis Selimane Remane, Xixel Langa
Um facto curioso é que, este ano, não houve nomeações na categoria de Teatro, devido à falta de propostas que atendessem aos critérios de qualidade.
A iniciativa está alinhada com o programa de responsabilidade social da Mozal e com os objectivos da Associação Kulungwana, que visam incentivar a inovação artística, ampliar a visibilidade do trabalho dos concorrentes e permitir que estes alcancem novos públicos, tanto a nível nacional como internacional.