A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, participou de um evento no Centro Cultural Moçambique-China para receber uma doação de diversos materiais musicais, na noite de 26 de junho. Esses instrumentos foram adquiridos por meio do projecto “Construindo com Música”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura e Turismo e da organização não-governamental italiana AGAPE ONLUS, em parceria com Comune di Milano, Music Fund, Milano Música e Diapason Progetti Musicali, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

A doação inclui cerca de 590 instrumentos musicais, entre guitarras, violinos, pianos, clarinetes, entre outros. Esses instrumentos serão distribuídos para casas de cultura, escolas artísticas, primárias e cadeias das províncias de Inhambane, Nampula, Zambézia e Maputo, com o objectivo de reforçar a montagem de estúdios musicais nessas regiões.

Durante o evento, Eldevina Materula destacou que o projecto “Construindo com Música” continua a investir na formação humana e no reforço das capacidades institucionais, tanto públicas quanto privadas. Nos últimos anos, o projecto formou gestores, artistas, produtores e autores culturais em quase todo Moçambique, com várias actividades ocorrendo no Centro Cultural Moçambique-China, como é o caso do hackathon com a participação de jovens artistas renomados. A Ministra enfatizou que o Ministério da Cultura e Turismo (MICULTUR) apoia prioritariamente a cultura por meio da cedência de espaço.

Cecília Balestra, representante dos parceiros na cerimónia, ressaltou que “a música é um instrumento de transformação de sociedades e desenvolvimento socioeconómico, tanto na Itália quanto em Moçambique”. Ela destacou que a cultura é fundamental para activar processos de inovação, crescimento e desenvolvimento do país como um todo, além do sector cultural.