O artista moçambicano DJ Faya irá promover o “Setembro Amarelo”, uma iniciativa em solidariedade com as pessoas que sofrem de depressão e as vítimas de suicídio, através de actividades que serão realizadas no concerto do dia 21 de Setembro.
A iniciativa coincide com a celebração dos 20 anos de carreira do DJ moçambicano, que decidiu focar na problemática dos elevados índices de suicídio em Moçambique. “Moçambique é um dos países com o maior número de pessoas que se suicidam e já foi o maior na África na altura. Portanto, vamos tentar disseminar informação e comunicação sobre a depressão e o suicídio”, afirmou DJ Faya.
Para divulgar a informação, durante o evento serão usadas frases motivadoras e exibidos vídeos que visam sensibilizar o público sobre a gravidade do tema.
O evento contará com a participação de cerca de 20 artistas, com o objectivo de impulsionar a carreira destes músicos, que, na visão do DJ, têm realizado cada vez menos concertos musicais. “Estamos a ter poucos eventos, os artistas estão a actuar cada vez menos e a realizar os seus próprios eventos com menor frequência. Acredito que este concerto será um passo importante para reverter essa situação e voltarmos em grande”, concluiu Faya.
Fayaz Abdul Hamide, artisticamente conhecido como DJ Faya, iniciou a sua carreira em 2000. No entanto, só se sentiu profissional a partir de 2004, quando começou a receber convites para tocar fora da cidade de Maputo. Já dividiu palco com vários DJs e cantores nacionais e internacionais, como 340ml, Liquideep, Big Nuz, Sean Paul, Grace Évora, Semedo, DJ Malvado, João Reis, Black Coffee, Waxy, entre outros.