Na última quinta-feira, o espaço cultural moçambicano foi palco da estreia do documentário “Following the Beat: The Rhythms That Connect Us”, de 24 minutos da riqueza e diversidade dos ritmos musicais do país.
Com um elenco de artistas locais, o documentário destaca a influência e a colaboração entre fazedores de arte em Moçambique e além. Em particular, o músico sul-africano Muzi é apresentado como um elo vital nessa rede, que destacou a sua contribuição e impacto na cena musical regional.
A participação de artistas como Khuzula e depoimentos de figuras proeminentes como Paulo Chibanga, diretor-geral, e os membros do The Hood Brodz, Dona Saquia, e Cheny Wa Gune, enriquecem o documentário com perspectivas únicas e reflexões sobre a importância cultural e histórica dos ritmos moçambicanos.
A produção do documentário foi um esforço colaborativo notável, liderado pelo moçambicano Hugo Chichava, cujo envolvimento foi crucial para capturar a essência autêntica dos ritmos locais. O projecto foi possível pela parceria estratégica entre Nando’s do Reino Unido e África do Sul e Khuzula.