A estilista moçambicana Bonázia Regione, residente em Pemba, levou o seu talento para os distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade e Muidumbe, regiões afectadas pelo terrorismo em Cabo Delgado, através de uma capacitação em Arte da Moda para mais de trinta jovens e adolescentes.
A iniciativa, que decorreu ao longo de cinco dias, integrou diversas expressões artísticas, como dança, teatro e artes plásticas. Bonázia explicou que o objectivo principal é democratizar a Moda na província, que frequentemente é associada à elite da cidade de Pemba.
Para a estilista, a moda “deve ser celebrada em vários níveis, pois representa a nossa forma de ser e estar”, disse, citada pela Rádio Moçambique, onde referenciou a importância de oferecer aos jovens uma alternativa ao sentimento de medo e desespero causado pela violência na região, ou seja propor esperança e a possibilidade de encontrar conforto na arte.
O projecto contou com o apoio da Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Cabo Delgado e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A estilista planeia expandir a iniciativa para outras áreas de Cabo Delgado, com a expectativa de desmistificar a Moda na província. Além da formação, as participantes, meninas entre 10 e 15 anos, receberam kits de higiene e roupas como forma de gratificação.
Fonte: RM