Pela terceira vez consecutiva, o Centro Cultural M-Bassline, situado em Matola-Rio, recebe o tão aguardado festival de jazz. Agendado para o dia 30 de Abril, data emblemática para os amantes do jazz em todo o mundo, o evento reunirá talentos locais, como Neco Novellas, Deodato Siquir e a renomada Mingas, que actuará como a “madrinha” desta celebração musical.

Diferente das edições anteriores, esta noite especial terá um carácter mais íntimo, com o evento sendo realizado no auditório do M-Bassline, em contraposição aos espaços abertos das edições anteriores. Além dos talentos locais, o festival destacará artistas moçambicanos na diáspora, como Neco Novellas, actualmente na Holanda, e Deodato Siquir, baseado na Suécia e Dinamarca, além da presença da ilustre Mingas como madrinha do evento.

O conceito de ter um padrinho para o festival tem sido uma constante nas edições anteriores. Em 2022, a banda Ghorwane assumiu esse papel, seguida por Wazimbo no ano passado. Esses artistas, com status de padrinho, encerram o evento, trazendo uma diversidade de sonoridades e abordagens à música.

Este não será apenas um evento para celebrar o jazz moçambicano feito na diáspora, mas também uma oportunidade para destacar dois projectos musicais ousados que desafiam convenções.

Neco Novellas, que não se apresenta em Moçambique há cerca de uma década, retorna em um momento especial, coincide com seu aniversário de 50 anos. Sua performance solo, baseada em seu último álbum “Chasing Traces”, promete uma viagem às suas raízes moçambicanas, combinando afro-jazz e marrabenta.

Por sua vez, Deodato Siquir traz uma performance que revisita seus três álbuns, com destaque para “Together”, sua mais recente produção, que apresenta sonoridades acústicas e arrojadas, acompanhado por um quarteto e três vozes.

A noite será encerrada por Mingas, que prestará uma homenagem ao falecido músico Chico António, seu parceiro musical por muitos anos. A feira do livro e do disco, juntamente com produtos de artesanato, complementarão o festival de jazz.

Localizado na rua da Escola Primária de Djuba, em Matola-Rio, o M-Bassline é o único centro cultural na província de Maputo, que oferece um espaço multifacetado que inclui um jazz club, um auditório, um lounge em desenvolvimento e um átrio que sediou as edições anteriores do Festival de Jazz M-Bassline.