O grupo musical G Pro já foi o grupo mais proeminente na cena musical de Moçambique, surgido nos anos 2000 com uma história que remonta aos seus primeiros dias de formação. ”Gpro Fam”, um dos primeiros grupos de Hip Hop moçambicano, formado pelos rappers “Sem Paus” e “Duas Caras”. O grupo resulta dum projecto da Gpro, os Novos Talentos no Tchova.
Após algumas sessões no Tchova, “Djo” decide dar um passo em frente e criar um grupo que pudesse representar a Gpro noutros espectáculos. De um grupo de 5 MC ‘s inicialmente pré-selecionados, e por vários motivos, sobraram 2 Caras e 100 Paus que uniram-see formaram uma dupla. Depois de formar o grupo, o Djo surgiu com a ambição de criar o primeiro álbum de Rap em formato de disco compacto inteiramente produzido no país.
A gravação do álbum “Um Passo em Frente” da G Pro foi realizada durante o surgimento das novas tecnologias, enquanto o freestyle começava a ganhar popularidade entre anos 2001 e 2002 e o grupo destacou o seu talento emergente. Trez Agah juntou-se à G ProFam em 2004, inicialmente com uma participação em uma das músicas do álbum que lhe permitia dar algumas aparições em alguns shows, onde tornou-se membro do grupo.
Mais tarde juntou-se ao grupo o músico G2 que inicialmente desempenhou o papel de produtor. G2 provou ao grupo os seus talentos e empenho na música, acabou por ser considerado parte do grupo como um dos vocalistas e em 2010 lançou seu próprio álbum intitulado “Momento“.
O ápice da carreira do grupo foi exatamente em 2010, considerado o melhor ano devido a uma gestão eficaz e um reconhecimento crescente. No entanto, em 2013 foi lançado o último CD single denominado Forever e desde então, o grupo se dissociou.
Após o ciclo da G Pro, os membros refletiram sobre o legado do grupo. Duas Caras, um dos membros fundadores, eventualmente deixou o grupo devido a divergências pessoais e uma mudança em sua direção musical. Ele observa as transformações no cenário do rap ao longo dos anos, enfatiza a importância da evolução e adaptação às demandas contemporâneas da indústria musical. Em 2022 fez o lançamento do seu mais recente álbum intitulado Afromatic.
Trez Agah, por outro lado, permanece fiel à essência do rap, utilizando suas experiências e vivências como inspiração para suas músicas, fez o lançamento da sua mais recente música intitulada John Wick Trez a 4 de julho de 2023. Atualmente o artista prepara o lançamento de um álbum que vai contar com a colaboração dos antigos membros do G Pro.