Cleyton Michaque, o “pródigo dos drones”, e Marvin Cossa, dois jovens inovadores de Moçambique, brilharam na competição internacional de robótica realizada em Harare, Zimbábue, nos dias 29 e 30 de Junho. A dupla conquistou o 3º lugar, destacando-se entre competidores de todo o mundo.
A participação desses jovens foi viabilizada pelo AEROMAP STEAM ACADEMY, um programa que promove a educação em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) entre os jovens moçambicanos. O objectivo do programa é não só incentivar a inovação tecnológica, mas também valorizar e integrar a rica cultura moçambicana em projectos práticos.
Durante a competição, Cleyton e Marvin apresentaram um projecto que combinava drones com soluções robóticas, reflectindo elementos culturais de Moçambique. Essa fusão de tecnologia e cultura cativou os juízes, destacando a criatividade e originalidade da dupla.
Cleiton michaque, um jovem inovador moçambicano de 17 anos, criou o seu próprio “drone” feito à base de fibra de carbono. Com um peso de 250 gramas, pode atingir uma velocidade de até 240 km/h e uma altura de até 300 metros. É um “drone” inteligente que, para além de fazer o mapeamento e sondagem de zonas afectadas por tempestades, pode também ser usado para desporto.
A história de Cleyton e Marvin sublinha a importância de investimentos em educação tecnológica e programas como o AEROMAP STEAM ACADEMY, que capacitam os jovens a enfrentar desafios globais. Com o apoio certo, mais jovens moçambicanos podem seguir seus passos, para mostrar ao mundo o poder da integração entre tecnologia e cultura.