Moreira Chonguiça e Paulina Chiziane participam de uma série de programas de celebração da literatura e música de Moçambique nos Estados Unidos da América esta Quarta-feira , 28 de fevereiro, no campus principal da Universidade de Georgetown, entre as 12h30 e as 14h30.
Moreira Chonguiça, reconhecido saxofonista, músico de jazz, produtor, compositor e influenciador cultural moçambicano, compartilhou sua empolgação: “É sempre uma honra poder falar do nosso país em outros quadrantes do mundo. Creio que são essas sinergias que mostram o quanto Moçambique tem a oferecer ao mundo”.
Chonguiça, cujo percurso musical teve início em Maputo, Moçambique, na Escola Nacional de Música (ENM), continuou os seus estudos na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul. Seu mais recente álbum, “Sounds of Peace”, lançado em novembro de 2022, é uma fusão de influências ocidentais e africanas, representando a herança cultural única de Moçambique.
Por outro lado, Paulina Chiziane, escritora e membro do grupo Chope do Sul de Moçambique, traz em sua obra reflexões sobre a guerra colonial de independência e a guerra civil de Moçambique, bem como questões relacionadas aos direitos e tratamento das mulheres na sociedade moçambicana. Em 2021, Chiziane recebeu o prestigiado prêmio Camões, e tornou-se a primeira mulher africana a ser agraciada com essa honraria.
O evento principal, intitulado “Living”, pode ser acompanhado através do link por todos interessados.