O músico moçambicano Mr Kuka vai lançar no próximo dia 31 de Maio de 2024 o seu álbum intitulado Phandza Lifestyle, que será composto por 12 faixas musicais com a participação de 8 artistas de diferentes estilos musicais. Mr Kuka é um dos artistas nacionais mais consistentes no ritmo phandza, apesar de cantar há cerca de 17 anos está a revolucionar o estilo e a influenciar os outros artistas a gravarem o mesmo estilo nos seus trabalhos musicais.
O álbum vai ser lançado no formato físico já na próxima sexta-feira no Cine África a preço de 300mt e duas semanas depois será lançado nas plataformas digitais.
Em conversa com a Baballute, Mr Kuka falou sobre o processo da produção do álbum Phandza Lifestyle. Confira abaixo.
No dia 31 vem o novo trabalho, o que podemos esperar do álbum phandza lifestyle?
Bom, phandza lifestyle vai ser uma álbum de 12 hits, no qual eu pretendo presentear ao povo moçambicano, já há muito adiei este lançamento, mas eu quero ver as pessoas a dançarem e a cantarem essas músicas com temas de reflexão bastante interessante onde poderão encontrar aquela maneira minha de fazer música que todos vocês conhecem. Não vejo a hora de vos entregar o que é vosso por direito. Trago varias participações de luxo porque a minha intenção é de influenciar para que cada álbum de música moçambicana tenha lá uma música phandza é justamente por isso que eu puxei muita gente para fazer este álbum.
Qual foi a inspiração por detrás do título Phandza Lifestyle?
Phandza lifestyle concretamente é o nosso estilo de vida, eu canto o cotidianiano dos moçambicanos. Intitulei assim porque o phandza é o nosso estilo de vida.
Talvez é justamente por isso que as músicas do MR Kuka são hits e batem sempre.
(Risos) Por exemplo, quando tu ligas para mim e dizes epah eu já estou aqui e eu digo atrasaste da próxima vez vais me encontrar enquanto não estou… E é tudo aquilo que é a nossa forma de falar, de ser e de pensar que eu trago sempre nas minhas músicas, e é justamente o que teremos o phandza lifestyle, vamos relatar o nosso estilo de vida, é o resumo do nosso style moçambicano.
Como foi o processo de produção deste álbum? Houve algo de diferente em relação aos trabalhos anteriores?
Tive sim, é a primeira vez a gravar uma música tocada numa banda, eu nunca tinha feito uma música tocada numa banda, e este acto demonstra a questão que eu faço de me envolver e desenvolver sem mudar de estilo. Além disso, a produção deste álbum foi um pouco diferente porque antes eu trabalhava com os mesmos produtores, desta vez, alarguei e trabalhei com mais produtores em relação aos trabalhos anteriores. As instrumentais passaram por várias mãos, então eu acho que fui abençoado neste aspecto mas também fi-lo com intuito de dar emprego a todos os produtores para que possam olhar para nós também e apesar de fazerem estilos diferentes possam recordarem que vivem em Moçambique e em Moçambique toca-se phandza.
Como é que foi a selecção dos artistas que fazem parte do álbum?
Foi de acordo com a instrumental. Eu trabalho da seguinte maneira: faço a música toda, gravo e vejo a parte que combina com o determinado artista, num encontro um artista na rua e digo para fazermos uma música junto onde depois marcamos, primeiro canto e vejo a parte que se encaixa aos artistas.
E é diferente, geralmente os artistas primeiro decidem gravar a música juntos e só depois vão ajustar a parte que cada um entra. Aí não a arte (risos), a arte é espontânea. Eu tenho uma inspiração do dia e digo a Mimãe para vir ouvir e assim acontece.
Geralmente os artistas têm uma música promocional do álbum, qual será a música que servirá de promo para o Phandza Lifestyle?
Estou a promover todo o álbum, todas as músicas são hits mas temos aquela música que ainda não posso falar (risos), na sexta-feira todos vão poder provar e comprovar.
Quais são as espectativas para o lançamento?
Phandza é uma música do povo a espectativa é maior não só para vocês mas para mim também e espero que vocês gostem porque vêm músicas boas, temas bons e sem esquecer daquilo que é a base do phandza, vamos trazer a história do phandza. Tenho recebido um grande feedback de que as espectativas são positivas.
Na verdade, o álbum é uma oferta e custa apenas 300mt ouve-lá ah (risos). Não só, há uma coisa que eu sempre digo às pessoas, principalmente a minha equipe que está a trabalhar comigo, que perguntam o porquê do álbum estar a 300mt e por ser muito barato, mas o phandza é um estilo de música do povo, o phandza não é nosso mas sim do povo. Se fossem outros estilos musicais como rap jazz aí sim, mas no phandza não posso fazer um preço muito alto, 300mt é para permitir que todos possam ter acesso.
Teremos alguns vídeos lançados?
Logo a seguir à venda do álbum, na semana a seguir vamos lançar o primeiro vídeo e em Julho vamos lançar o segundo vídeo. O álbum vai estar continuamente em promoção.
O Lançamento também será feito no formato digital?
Sim, duas semanas depois do lançamento físico.
Mr Kuka concluiu a entrevista convidando a todos os artistas a fazerem parte do evento que representa um grande marco para a carreira do cantor e não só, assim como para a indústria criativa do país.
Dia 31 venham todos ao Cine áfrica a partir das 9 até as 19 horas, teremos espaço para fotos, autógrafos e mais.