A poetisa Neide Sigaúque, que conquistou o título do Campeonato Moçambicano de Poesia Falada – Moz Slam, na sua 5ª edição em 2023, mais uma vez elevou a bandeira nacional ao palco internacional. Com o seu poema intitulado “Outro Lado da Corrupção”, ela se classificou para a semi-final do Campeonato Mundial de Poesia Falada no Grand Poetry Slam, realizado em Paris, França, de 6 a 12 de Maio.

A própria Neide compartilhou a emocionante novidade através de suas redes sociais, anunciando: “Estamos na semi-final da Copa do Mundo. Ontem, ocorreram as primeiras e segundas fases de grupos do Campeonato Mundial de Poesia na França. Graças a Deus, Moçambique avança para a semi-final da Copa do Mundo de Poesia Falada em Paris, França”, expressou em seu post no Facebook.

Em seu poema “Outro Lado da Corrupção”, Neide Sigaúque mergulha na realidade africana, especialmente moçambicana, aborda a corrupção que permeia diversos aspectos sociais em detrimento do bem comum e do desenvolvimento nacional. Sem tomar partido ou favorecer grupos específicos, Neide responsabiliza a todos, desde policiais, professores, médicos e trabalhadores informais até os “governantes corruptos e inteligentes” e outros agentes.

Além de sua impressionante conquista na semi-final em Paris, vale destacar que a poetisa moçambicana já havia se consagrado como campeã do “Slam da Guilhermina” na 240ª edição, realizada no Brasil em 2021.