A poetisa Neyde Sigaúque anunciou em suas redes sociais a vitória no Campeonato Feminino de Poesia Falada, denominado Muthiana Slam. Esta competição, única em Moçambique, celebrou sua segunda edição em março deste ano e destacou o talento e a voz das mulheres através da poesia falada.
O Muthiana Slam, que combina as palavras “Muthiana”, significando mulher em Macua, e “Slam”, referindo-se a uma competição de poesia falada, é o único concurso feminino de poesia falada no país. A edição deste ano foi marcada por uma série de etapas, começando com a avaliação de textos de intervenção social, onde Neyde Sigaúque foi seleccionada como uma das 10 finalistas. As finalistas participaram de um workshop sobre Poetry Slam, explorando a origem do Slam, suas características e como utilizá-lo para o empoderamento feminino e outras causas sociais. Na grande final, as finalistas declamaram seus textos, e Neyde Sigaúque destacou-se, conquistando o título de Campeã Feminina de Poetry Slam.
Em sua publicação, Neyde Sigaúque expressou sua alegria e gratidão pela experiência: “O Muthiana Slam foi para mim uma experiência única e indescritível, dado que nunca tinha participado de um Slam só de mulheres. Foi um espaço de aprendizagem entre mulheres, onde partilhamos as nossas dores e posicionamentos em torno de vários temas de cariz social através da poesia.”
Ela também agradeceu à organização do Muthiana Slam pela oportunidade e parabenizou a iniciativa por incentivar as mulheres a se envolverem no Slam e no spoken word. Neyde Sigaúque destacou que o engajamento das mulheres nos movimentos de Slam e poesia de intervenção social em Moçambique ainda é tímido, mas promissor.