De 18 a 26 de Outubro de 2024, Maputo será o palco da oitava edição do Festival Maputo Fast Forward (MFF), que este ano aborda a temática “Corpos Hiperligados: Propostas para o Pós-Antropoceno”.

Trata-se de um evento anual, organizado pelo 16Neto, que visa estimular o ecossistema de inovação em Moçambique, oferecendo um espaço de reflexão e colaboração, convidando todos a sonhar e co-criar um futuro mais sustentável e justo.

Este ano, não fugirá à regra; a acontecer no edifício JFS Tower, o evento irá reimaginar as relações entre o ser humano e a natureza, num mundo marcado por múltiplas crises planetárias, transformando o local num centro de ideias, criatividade e inovação.

A programação inclui a Conferência MFF, com cinco debates que abordarão questões contemporâneas sob perspectivas descoloniais, pan-africanas e feministas. Entre os oradores confirmados estão Achille Mbembe, Patrícia McFadden e Eliana N’Zualo.

“Esta conferência surge como um espaço para sonhar, reimaginar e propor outras formas de relação com o Planeta e entre todos os que o co-habitam, em resposta às múltiplas crises planetárias que marcam a actual Era do Antropoceno”, lê-se no comunicado de imprensa.

Além das conferências, o MFF apresentará o programa New Narratives, que contará com exposições interactivas, incluindo a instalação Container, que aborda a invisibilidade dos corpos no consumo moderno, e Ferenj, que explora a identidade e memória através de uma perspectiva etíope-americana.

Uma novidade desta edição são as Rodas de Saberes, que proporcionarão uma hiperligação entre pessoas ou iniciativas que partilhem interesses, causas e objectivos semelhantes.

Os temas das Rodas de Saberes incluem as áreas das novas tecnologias, ecologia e feminismo, descolonialidade, democracia e participação, e inovação para projectos socioambientais.

A residência criativa New Kids também marcará presença, apresentando o trabalho de jovens artistas sob a curadoria do coreógrafo Panaibra Canda.