Nesta segunda-feira, o Presidente da República homenageou a coreógrafa e bailarina Pêrola Jaime, reconhecendo sua significativa contribuição para a cultura de Moçambique. A honraria ressalta do seu talento na dança e suas diversas qualidades que a destacam como a “Diva da Dança”.
O Chefe de Estado destacou a participação activa e relevante de Pêrola Jaime na vida artística e cultural moçambicana. Sua produção literária de alto valor, a dedicação na transmissão de valores culturais através de múltiplas formas de arte, como literatura, pintura, escultura, cinema, fotografia, música, dança, artesanato e teatro, foram especialmente enaltecidas. Além disso, seu impacto no ensino artístico e cultural, bem como na promoção das artes e letras moçambicanas, foi amplamente reconhecido.
No mesmo evento, o Presidente da República homenageou Rui Cirne Plácido De Carvalho Fonseca, ex-presidente do Conselho de Administração da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), com a “Ordem 25 de Junho, do 2º Grau”. Esta distinção foi concedida em reconhecimento aos actos meritórios e excepcionais de Rui Fonseca, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e funcionamento do sector empresarial do Estado, com ênfase particular no sector ferro-portuário e bancário.