Em meio aos desafios enfrentados pela região de Cabo Delgado devido aos ataques terroristas, uma iniciativa inovadora surgiu para trazer esperança e oportunidades para os jovens locais. A Embaixada dos Estados Unidos da América (E.U.A.) em parceria com a Fundação Moreira Chonguiça, lançou o projeto Êxodo Cultural, com o objetivo de capacitar jovens artistas e promover o desenvolvimento das indústrias criativas na região.

O projecto visa capacitar pelo menos 30 jovens em Pemba e distritos vizinhos, fornecendo-lhes orientação sobre como utilizar seus talentos, as formas certas de agir no mundo artístico para impactar positivamente suas comunidades e gerar renda. Além disso, a Fundação Moreira Chonguiça está a realizar um intercâmbio cultural para promover as artes dos jovens de Cabo Delgado na cidade de Maputo e ampliar suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Com o intercâmbio os artistas bustam a oportunidade de colher as ferramentas e os recursos necessários para alcançar o sucesso em suas carreiras.

A parceria entre a Embaixada dos E.U.A. e a Fundação Moreira Chonguiça não apenas busca promover as indústrias criativas, mas também elevar a música e as artes como ferramentas cruciais de empreendedorismo, liderança e autonomia financeira em uma região que tem enfrentado desafios de extremismo violento desde 2017.

O projeto Êxodo Cultural representa uma luz de esperança em meio à escuridão, e acolhe a todos os fazedores de artes apesar de contar com maior número de artistas musicais.