Fredy Uamusse é um jovem artista que se tem dedicado a fazer pinturas de várias figuras eminentes do vasto Moçambique e não só. As redes sociais pararam quando os trabalhos de Fredy começaram a ser partilhados; o que prende a atenção é o facto de o artista necessitar apenas de um chão, cinza e carvão para que as obras sejam feitas.
Desta vez, o artista decidiu homenagear um dos grandes pintores que Moçambique já teve, Malangatana. Para Fred, a intenção parte do desejo de eternizar o legado de quem pintou a independência de Moçambique.
O processo criativo de Fredy tem sido minucioso, e desenhar Malangatana foi desafiador, ainda mais por este ser o ícone da arte, não só moçambicana, como também africana.
“Desenhar, no chão, um dos influenciadores da ‘estética africanista’ nas artes plásticas é naturalmente um desafio para qualquer jovem artista”, disse o artista.
O artista acrescentou ainda que “primeiro é preciso conceber a estrutura e, posteriormente, desenhar com recurso ao pó de carvão e cinza, num exercício em que luz e sombra são essenciais.”
Fredy é estudante do último ano do curso de arte no Instituto Superior de Artes e Cultura de Moçambique e sonha viver da arte, conforme falou em entrevista à Lusa.