A Embaixada da União Europeia em Moçambique anunciou um financiamento de cinco milhões de euros para o sector das indústrias culturais e criativas no país, visando fortalecer o desenvolvimento cultural e o empreendedorismo entre os artistas moçambicanos.

A Embaixada da União Europeia em Moçambique anunciou na última quinta-feira (18.04.2024) um financiamento de cinco milhões de euros para o sector das indústrias culturais e criativas no país. O financiamento, parte do projecto Cultiv´arte´, tem como objectivo apoiar o desenvolvimento do sector cultural em Moçambique, com a implementação de acções concretas e o envolvimento de artistas enquanto empreendedores. O projecto visa também fortalecer as competências das pessoas que atuam na indústria cultural e criativa moçambicana, bem como auxiliar os artistas a exportar seus produtos para outros mercados. Será implementado ao longo de quatro anos em todo o país pelo Governo de Moçambique, em coordenação com agência Expertise France, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Idea Lab.

 A ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, destacou a importância do Cultiv´arte´ como resultado do diálogo e esforço com parceiros de cooperação. “O `Cultiv´arte´ é a materialização do que tem vindo a ser o nosso anseio, fruto de diálogo e esforço com parceiros de cooperação que estão a ver e a reconhecer a importância de desenvolvimento da cultura”, declarou a ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, durante o lançamento do projecto.

Esta notícia foi baseada no comunicado oficial da Embaixada da União Europeia em Moçambique e declarações da ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, durante o lançamento do projecto `Cultiv´arte´.