A União Europeia, em parceria com a Expertise France e o Ministério da Cultura e Turismo, anuncia o lançamento do projecto CULTIV’ARTE, destinado a fortalecer o sector cultural em Moçambique. Com duração prevista de quatro anos e um investimento de 5.000.000 euros, o projecto visa aumentar a contribuição do sector cultural para o desenvolvimento social e económico, com foco especial no papel dos jovens e das mulheres como agentes de transformação.
O CULTIV’ARTE tem como objectivos principais: Reforçar a governança e profissionalização do sector, com a inclusão do uso de tecnologias digitais, por meio do desenvolvimento das competências dos profissionais envolvidos. Apoiar a cooperação e criar redes de operadores culturais em nível nacional e internacional, com ênfase na região da África Austral e na Europa. Fortalecer as capacidades do Ministério da Cultura e do Turismo e de outros órgãos públicos descentralizados, visando garantir um ambiente propício ao desenvolvimento do sector cultural.
Os beneficiários directos deste projecto incluem intervenientes do sector das indústrias culturais e criativas, tais como autoridades públicas, empresários criativos, artistas, profissionais da cultura e organizações da sociedade civil.
O CULTIV’ARTE terá lugar na quinta-feira, 18 de Abril de 2024 às 16 horas, no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano.