Yadah Engel é o nome artístico da cantora moçambicana Helena Angela Ferreira Neto. A cantora promessa da nova geração é nascida no ano 2000 na província de Sofala a 28 de Maio, foi estudante da politécnica onde cursou as ciências da comunicação até o terceiro ano, até que decidiu interromper e começou a trabalhar para investir na carreira e ganhar mais estabilidade financeira, actualmente Yadah frequenta a Universidade Católica de Moçambique fazendo a sua “segunda” licenciatura em ciência política e relações internacionais.

Yadah começou a interessar-se pela música muito cedo por ter crescido numa família composta por 4 irmãos amantes de rap e Helena como a única menina teve que inserir-se automaticamente ao meio. Aos 13 anos de idade fez parte do coral da igreja Ministério Internacional Palavra de Vida, onde desenvolveu várias habilidades não apenas artísticas, mas pessoais e intelectuais por cerca de 4 anos. Mais tarde começou a fazer apresentações no âmbito da igreja até que em 2018 decidiu afastar-se do grupo coral para dar início a sua carreira a solo.

Durante a transição da Helena do grupo coral para Yadah Angel a artista partilhou a Baballute que teve conflitos internos por parte do seu ciclo social, portanto a cantora explica que “o motivo pelo qual decidi abraçar a minha carreira a solo foi porque o mercado da música gospel em Moçambique é muito limitado, mas nas minhas músicas eu procuro transformar vidas através das minhas mensagens cantando sobre identidade e auto-estima”.

Questionada se um dia os fãs podem esperar uma música religiosa nos seus estilos musicais Yadah responde: “para mim cantar música gospel não significa simplesmente falar de Deus e Jesus, é viver e manifestar isso para as pessoas, não digo que eu não tenha Deus no meu coração mas eu não estou actualmente a viver 100% como vivia antes de fazer a troca, então eu acho que estaria a trair as minhas crenças e não estaria a ser real’’.

Em 2017 a artista gravou a sua primeira música “All Be Fine”, no ano seguinte (2019) começou a expandir os seus trabalhos nas televisões, até que a amiga, actriz moçambicana, Tânia Tembe decidiu partilhar as músicas da Yadah com o músico moçambicano Hot Blaze. “CHEGA” é o título da música do Blaze com a participação da Yadah Angel e foi a música que a destacou tornando-a ainda mais conhecida até que a CSV, uma das maiores agências musicais do país, decidiu agregá-la.

Com os artistas Hot Blaze, Lizha james e a Dama do Bling como sua grande referência na música, Angel é quem fez e continua a fazer as composições de todas as suas músicas com a excepção da música “Lololo” composta pelo Blaze, a inspiração da cantora vem dos factos reais vividos por ela ou por outras pessoas no seu meio mas também conta com as “inspirações divinas”.

Aos 24 anos de idade Yadah é uma das artistas mais destacada da chamada nova geração em Moçambique e vê o seu destaque como uma grande responsabilidade a qual não leva de ânimo leve “A minha ideia é fazer músicas que vão marcar as pessoas, porque se eu não estiver no activo daqui a 10 anos eu quero que as minhas músicas ainda sejam ouvidas e enquanto forem ouvidas que as pessoas lembrarem de quem é a música e do quão ela é única.” Yadah acrescentou ainda a Baballute que busca criar uma identidade artística única rumo ao reconhecimento pelos seus trabalhos “quero que as pessoas tenham noção da minha dimensão como artista, porque a cada música, trabalho, projecto que eu lanço, eu tento mostrar uma faceta, e sinto que eu sou uma pessoa que tem umas 20 caras ainda, eu quero que me vejam como uma artista completa pois é assim como eu me apresento diante das pessoas.

A cantora partilhou em exclusivo a Baballute que perspectiva lançar o seu primeiro álbum para o ano de 2025 e nele gostaria de meter uma faixa musical gospel, o álbum será um outro marco da carreira e Yadah Angel tem o gospel como um estilo de músicas que faz parte da sua vida.

  1. […] aqui para ver a entrevista completa sobre a carreia musical da Yadah […]