Após dois anos fora, o rapper moçambicano Zendel está de volta a Moçambique com o som “Racks On”, numa conexão com as bases que o tornaram no artista que é hoje.

Lançada no dia 25 de Setembro, a música é um chamamento aos seus “tropas” para a ambição pelo sucesso e conquista dos objectivos, num encontro com o significado que carrega o dia escolhido para o lançamento: o início da luta armada no país, que viria a tornar a nação independente do colonialismo português.

“De regresso a casa, senti a vontade de criar um som com um grito de fome de sucesso para os meus irmãos. Vamos à luta, a luta continua e tudo mais”, explica.

Zendel deseja que o público vibre com cada verso, sinta a energia das barras e se conecte com as emoções que a música desperta.

Cantada em inglês e português, a gravação de “Racks On” proporcionou um grande desafio ao Zendel pelo facto da organização dos horários e junção de todos os seus amigos que aparecem no videoclipe.

Embora já esteja habituado a dirigir e editar os seus próprios videoclipes, a complexidade aumenta quando mais pessoas estão envolvidas, exigindo mais energia e coordenação. Contudo, acredita que o esforço valeu a pena.

Além disso, depois de passar dois anos longe de Moçambique e da família, o processo criativo foi pessoalmente desafiador, pois teve de capturar a vibração certa para transmitir a mensagem que queria.

“Estando em casa depois de dois anos sem ver a minha família e sem sentir o calor de Moçambique, foi um desafio criar uma música com a mensagem certa. No início, a coisa ficou meio complicada, mas depois fui apanhando a vibração e encontrando o melhor sentimento.”

No conceito, trabalhou com Maluke Cefa, o que foi outra grande experiência. Já era fã do trabalho de Cefa, e a parceria foi bastante enriquecedora.

Juntos, discutiram os ângulos, efeitos visuais e outras ideias criativas, resultando num projecto de alta qualidade e numa colaboração intensa que se pode ver no YouTube.

Quanto à recepção, Zendel conta que foi positiva, tanto que ficou empolgado ao ver a reacção do público aquando da publicação da prévia nas redes sociais.

Para o rapper, “Racks On” será uma daquelas faixas que marcam e são lembradas por muito tempo.